segunda-feira, 4 de junho de 2012

PLANO DE AULA



ESCOLA: CMEI Alegre Infância
PROFESSORA: Taciana Amorim Cunha
DATA: 29/05/2012
TURMA: PRÉ II (VESPERTINO
PLANEJAMENTO DIÁRIO

·        EIXO: ARTES PLÁSTICAS
·        EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·        EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE


OBJETIVO GERAL: Possibilitar vivências as crianças através de atividades para que sintam a necessidade de cuidar bem do meio ambiente e se percebam como elemento importante de transformação onde cada um é responsável e pode fazer a sua parte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·      Valorizar as pequenas ações através da historia da: Sementinha Insistente!
·      Conhecer a importância das plantas para o meio ambiente;
·      Reconhecer alguns cuidados que devemos ter com as plantas;
·      Desenvolver as relações interpessoais através do trabalho em grupo; confecção de uma árvore coletiva.
CONCEITO: A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA NOSSA VIDA
CONTEÚDOS: Iniciar a aula com uma roda de conversa:

A SEMENTINHA INSISTENTE

Alguém, não se sabe quem, jogou uma sementinha pela janela ou, quem sabe, ela tenha pulado para fugir de alguma coisa.
Ela caiu e foi pulando, pulando até parar nos pés de um garoto, Pedrinho, que voltava da escola.
Pedrinho foi chutando aquela semente até se cansar dela:
-Tchau pra você sementinha estranha, tenho coisas melhores para fazer do que ficar chutando sementes - falou o garoto dando um último chute.
Pobre sementinha, muito triste foi parar no canto de uma calçada sob o sol escaldante. Veio à noite e ela pode se refrescar um pouco, mas na manhã seguinte ela foi varrida pelos garis que cuidavam da limpeza das ruas.
E a sementinha pensava: “será que ninguém se importa comigo? Ninguém vai me plantar?” Nesse instante, Pedrinho que estava indo para a escola, sentiu alguma coisa no seu tênis. Sabem o que era? A sementinha.
- Você outra vez sementinha, já brinquei contigo ontem, hoje não tenho tempo. E lá foi ela jogada para um canto da rua mais uma vez.
As pessoas passavam, pisoteavam sem nem ao menos vê-la.
A sementinha chorou, mas não desistiu “alguém vai me notar, aquele garoto é a minha esperança, talvez na volta...”.
Sabem o que aconteceu? Na volta da escola Pedrinho encontrou a sementinha, quando a chutou, sem querer:
- Estou cansado de te encontrar no meu caminho, vou dar um jeito nisso – disse o garoto, enquanto juntava a semente.
Sabem o que ele fez? Quando chegou em casa foi até o quintal e enterrou a semente. Por que ele enterrou a semente? Para não encontrá-la mais ou plantar para que ela crescesse? Você escolhe.
Naquela mesma noite choveu. Amanheceu um belo sol. Quando Pedrinho acordou, o que será que ele pensou? Talvez tenha pensado “estou livre daquela sementinha que vivia me perseguindo”.
Passaram-se os dias. Em um domingo Pedrinho acordou e foi brincar no quintal. Sabem o que ele viu? Isso mesmo, a sementinha estava se transformando em uma arvorezinha. O garoto acabou ficando feliz e passou a cuidar da plantinha. E ela foi crescendo e foi dando sementes que se transformaram em mais e mais arvorezinhas.
E foi assim que Pedrinho aprendeu a gostar e respeitar as plantas. Hoje ele é um rapazinho e já possui uma plantação enorme de árvores de todos os tipos e distribui mudinhas de várias espécies para muitos lugares, doando-as para quem não pode comprar. Ele sabe da importância das plantas na natureza e procura ensinar as pessoas que respeitar a natureza e cuidar das plantas é ajudar a construir um futuro melhor.

História e desenhos de Cleusa Lupatini



·        Após a história fazer questionamentos as crianças sobre a historia:  Quais os cuidados que devemos ter com a natureza?
Todos nós devemos nos preocupar com a Natureza ou somente os adultos?
Para que servem as árvores?
Vocês já plantaram uma árvore ou flor?
Você já acompanhou o crescimento de uma planta?
Conseguiríamos sobreviver sem as plantas?
·        Deixar que as crianças expressem suas ideias.
Num segundo momento distribuir um bonequinho em branco de papel sulfite e deixar que cada um o enfeite como queira.
·        O próximo passo será enfeitar uma árvore grande em conjunto, procurar em revistas as cores verde e marrom e cada um deverá colar na parte do tronco e folhas os papéis recortados.
·        Para finalizar cada criança cola na árvore o seu boneco que significa a nossa responsabilidade em relação ao meio ambiente.

AVALIAÇÃO: A avaliação será através do interesse e participação da turma.  A verificação do aproveitamento será pela observação das falas de cada criança ao longo das conversas sobre o tema, além do material produzido.

Coordenadora Pedagógica: Taciana Amorim Cunha























Nenhum comentário:

Postar um comentário