segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONTANDO A NOSSA HISTÓRIA






HISTÓRICO DO CMEI: ALEGRE INFÂNCIA

A primeira creche criada no município de Campo Alegre em 1981 foi denominada como Creche Alegre Infância, pois ali as crianças carentes, teriam uma infância mais alegre por receberem todo carinho e atendimentos necessários ao seu pleno desenvolvimento.
Tendo como objetivo poder ajudar famílias de baixa renda a sra Nédia Scheffer com algumas voluntárias como: Maurene Cubas, Sandra Lepeck e outras. Recebendo ajuda das Irmãs Betâneas, com donativos vindos da Alemanha, e também do Clube de Mães, iniciaram as atividades de cuidados das crianças, para que suas mães pudessem exercer atividades lucrativas fora do lar, aumentando assim a renda familiar e tendo com isso condições mais dignas de sobrevivência. A primeira turma contava com apenas 30 crianças na faixa etária de 2 a 6 anos de idade, 1 cozinheira e 2 professoras. Inicialmente funcionava em uma pequena sala nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Católica Santíssima Trindade, contando ali com a ajuda de 2 pessoas voluntárias das antigas L.B.A e FUCABEM.
No ano de 1983 o então secretário municipal Juarez Tadeu Cunha juntamente com as pessoas envolvidas neste projeto influenciaram a administração pública e destinaram recursos que teriam vindos para a construção de uma quadra de esportes para a compra de uma fábrica de fósforo que havia ido para leilão e que contava com 3 prédios. Um destes prédios, mais uma vez com ajuda de muitos voluntários como o engenheiro Valério Brunello foi reformado para que a creche ali fosse instalada. No dia 18 de março de 1984, aniversário de emancipação do município o então prefeito Ernesto Frohener com a presença do governador da época Espiridião Amim e demais autoridades inauguraram a atual Creche Alegre Infância. Criada pela Lei n° 831/85 segue Legislações Federais, Estaduais e Municipais de Educação.
Hoje denominado CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFÂNTIL: ALEGRE INFÂNCIA que está sendo ampliado e modernizado em toda a sua estrutura para que o nosso município possa atender todas as crianças de mães trabalhadoras, com qualidade em sua estrutura, com profissionais capacitados para exercerem as funções de cuidadores e educadores para ser uma das poucas cidades brasileiras, dentro do quadro atual de vagas, a sustentar o titulo de cidade com um atendimento 100% de crianças na faixa etária de 0 à 6, pois, estamos contando com as turmas de Pré I e Pré II. Tendo como finalidade atender aos princípios da Lei n° 9394/96, Lei de Diretrizes e bases da Educação Infantil, e outras legislações vigentes, para a qual se propõe a se adequar a todas as normas, tendo como pólo administrativo-pedagógico e mantenedor a Prefeitura Municipal de Campo Alegre – SC, para dar cuidado e educação às crianças, assegurando o acompanhamento dos serviços técnicos pela Secretaria Municipal de Educação.



    CONVITE DA EXPOSIÇÃO COM A FOTO DAS CRIANÇAS E O FUSCA EM QUE ERAM TRANSPORTADAS




FOTOS DA EXPOSIÇÃO : "VIDAS QUE FAZEM HISTÓRIA"

CLIQUE AQUI...



UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA



PROF: BÁRBARA COM OS ALUNOS

CRIANÇAS INDO DE FUSCA PARA CASA
O MOTORISTA LUIZ VIEIRA
PROFS: ROSANE E BÁRBARA


FOTO DA PRIMEIRA TURMA NO SALÃO DA PARÓQUIA
SANTÍSSIMA TRINDADE
PROFS: MAURENE CUBAS, SANDRA LEPECK,






DOAÇÕES VINDAS DA ALEMANHA





PROF MAURENE E NÉDIA SCHEFFER


PREFEITO FRANCISCO KOEHLER, VILMAR COSTA, PADRE
ADEMIR E PROFS.

PREFEITO ERNESTO FROHENER


ROSANE SILVA, ADRIANA PICKOCZ , SANDRA LEPECK,
MAURENE CUBAS ...


ESTAS E MUITAS OUTRAS FOTOS ESTÃO EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU BENTO SILVIO MUNHOZ

ESTAMOS RECONSTRUINDO A NOSSA HISTÓRIA SE VOCÊ TEM ALGO PARA ACRESCENTAR  POR FAVOR ENTRE EM CONTATO...








Nenhum comentário:

Postar um comentário